A OMRN – Olimpiada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte é uma disputa entre os jovens, de caráter intelectual, um torneio onde as armas dos participantes são a inteligência, a criatividade, a imaginação e a disciplina mental. Nela, os estudantes são divididos, conforme o ano que cursa na sua escola, em três níveis. Em cada nível, a competição consiste em duas ou mais provas, pelas quais o aluno demonstra a sua capacidade na resolução de problemas. Os três níveis são:
Na OMRN – Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte os estudantes concorrem experimentando o prazer de resolver problemas intrigantes.
Este tipo de atividade intelectual, que valoriza a competência e o saber, é uma demonstração de civilidade e avanço cultural. A história da humanidade comprova que as sociedades mais desenvolvidas têm cultivado esse sentimento de respeito pelas vitórias do espírito. Basta lembrar os que viviam nas épocas clássicas, onde os poetas eram coroados com os louros.
A realização de competições de Matemática no mundo é um acontecimento que data do século dezenove. A primeira delas ocorreu no Leste Europeu, mais precisamente na Hungria, em 1894, em homenagem ao Ministro da Educação da Hungria, Jósef Kürschák, Professor de Matemática, membro da Academia de Ciências da Hungria e do Instituto Politécnico da Universidade de Budapeste. Essa idéia salutar foi disseminada pelo resto da Europa e para todo o mundo.
Desde 1959, acontece, anualmente, sempre em um país diferente, uma competição internacional, chamada Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Olympiad – IMO). O Brasil tem participado da IMO e obtido, através de seus de jovens, diversas medalhas de ouro.
Existe também, desde 1985, patrocinada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática. Nessa competição, o Brasil já conquistou, ao longo dos anos, medalhas de ouro, prata e bronze.
Acontece também, anualmente, sempre em um país diferente, uma competição envolvendo estudantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, chamada Olimpíada de Matemática do Cone Sul. Estudantes brasileiros participam, também, de outra competição internacional, chamada Olimpíadas de Maio, patrocinada pelo Centro Latinoamericano de Matemática e Informática (CLAMI) e pela Federação de Competições de Matemática. Esta competição está dividida em dois níveis: estudantes com idade menor do que 13 anos e estudantes com idade menor do que 15 anos e maior do que ou igual a 13 anos. A prova é aplicada nas escolas dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Panamá, Paraguai e Venezuela.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Matemática – SBM promove, anualmente, desde 1979, uma competição nacional, chamada Olimpíada Brasileira de Matemática e, através da Comissão Brasileira de Olimpíadas de Matemática, coordena a participação de estudantes brasileiros em competições internacionais.
A SBM apoia a realização de competições regionais, encontros regionais de Matemática e tem publicado excelentes livros para Professores de Matemática e estudantes do Ensino Médio. No Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Matemática, já realizou quatorze competições de Matemática, que são realizadas com os apoios indispensáveis seguintes:
Tendo em vista o êxito alcançado nas competições anteriores, e dando continuidade a essa idéia de contribuir para o aperfeiçoamento e valorização do ensino de Matemática no nosso Estado, o Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra da UFRN realiza a Competição de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte também como uma oportunidade para promover os jovens talentosos, premiar a competência e incentivar a juventude, estimulando-lhe o gosto e o prazer de estudar Matemática.
Olá comunidade olímpica! Ainda não temos definição de como faremos a OMRN esse ano de 2020 em virtude das condições atuais com a pandemia do COVID-19. Enquanto esse cenário não muda, vamos a partir de hoje 26 de junho lançar as nossas listas semanais de treinamento. Como de costume, a cada semana (mais precisamente nas… View Article
Nós, da comissão da OMRN – Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte, estávamos aguardando o retorna às aulas das diversas escolas públicas e privadas para tomar um posicionamento com relação a OMRN-2020. Visto que as condições atuais ocasionadas pela pandemia co COVID-19 não possibilitará a realização presencial das provas neste ano… View Article
Olá comunidade olímpica! Agora estamos com dois novos canais de comunicação que são o nosso Instagram: omrnmatematica e o nosso facebook: OmrnMatemática Adicionem!
Olá comunidade Olímpica, Para auxiliar no treinamento das Olimpíadas de Matemática 2020, além das nossas já tradicionais listas semanais e materiais didáticos (veja a aba “Treinamento” onde postamos um banco de questões), estamos com um canal no youtube onde postamos questões com suas respectivas soluções e separadas por assunto e níveis de competição. Vale a… View Article